COMO É UMA SESSÃO DE MEDICINA CHINESA?

COMO FUNCIONA?

Muitas pessoas entram em contato procurando atendimentos de acupuntura, fitoterapia ou massagem. Porém, cada uma dessas técnicas têm indicações específicas, e é necessário uma avaliação profissional para definir qual é o melhor tratamento para cada caso.
Portanto, o atendimento de Medicina Tradicional Chinesa é dividido em duas etapas: Avaliação e Tratamento.

AVALIAÇÃO
A primeira etapa de avaliação tem duração média entre 10 e 30 minutos, quando são analisados os sintomas do cliente, seu histórico de saúde e hábitos de vida, e situações relacionadas às queixas principais e secundárias.
Além disso são observados sinais energéticos como a análise da língua, do pulso radial e de características de pele, rosto, e pontos energéticos no corpo.
Para finalizar, todas as informações são sintetizadas e é identificada uma hipótese diagnóstica. A partir do diagnóstico energético são indicados os melhores tratamentos para cada caso, assim como quais as possíveis causas do problema e quais mudanças podem ser feitas para minimizar o problema, colocando o cliente em uma posição ativa e participativa no seu processo de cura.

TRATAMENTOS
Na segunda parte do atendimento são aplicadas as técnicas mais indicadas, que podem incluir:

• Massoterapia Chinesa: Atua sobre a musculatura promovendo alívio de dor e relaxamento, e sobre os canais de energia ativando a circulação e realizando o seu desbloqueio. Tem duração média de 20-30 minutos.

• Acupuntura: Inserção de agulhas com espessura entre 0.20mm e 0.30mm (metade da espessura de uma agulha de injeção) em pontos capazes de estimular ou sedar a atividade de órgãos e sistema nervoso, trazendo equilíbrio físico e psicoemocional. A inserção das agulhas de acupuntura é na maior parte dos pontos indolor, podendo haver sensação de formigamento, calor, coceira e outras reações leves. As agulhas de acupuntura ficam retidas entre 20-30 minutos.

• Ventosas: São aplicadas principalmente na região dorsal e tem efeito semelhante à massagem, principalmente em dores e bloqueios com rigidez e nódulos de tensão.

• Auriculoterapia: São utilizadas sementes ou cristais esféricos em pontos da orelha, fixados com esparadrapos, que permanecem em média 7 dias e complementam a ação das agulhas.

• Fitoterapia: Fórmulas magistrais chinesas, utilizadas principalmente em casos de deficiência de energia e problemas de órgãos internos, tonificam e harmonizam o organismo.

Geralmente são escolhidas e aplicadas mais de uma técnica, pois estas têm atuação sinérgica, ou seja, complementam uma à outra.

DURAÇÃO
Em casos agudos decorrentes de eventos pontuais, como torcicolos, crises de asma, alergias, podemos obter resultados rápidos, em uma ou duas sessões.
Porém, em casos crônicos decorrentes de um estilo de vida inadequado, desgaste energético, e estresse prolongado, são necessárias mais sessões, até obtermos um bom equilíbrio.
Inicialmente o tratamento ocorre com sessões semanais, e as sessões vão se tornando mais espaçadas, a cada 15 dias ou mensalmente.
Por fim, devemos lembrar que a Medicina Chinesa atua em um nível sutil, com caráter preventivo, reestabelecendo os desequilíbrios antes que estes atinjam o corpo físico, então mesmo após um tratamento é indicada uma continuidade com sessões regulares para manutenção do bem-estar e qualidade de vida.

Agende seu horário:
41-99662-0407
Ellison Cooper
Medicina Chinesa Curitiba

Tire suas dúvidas

Deixe abaixo suas informações que entrarei em contato.

Ellison Cooper
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

×