[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Medicina Tradicional Chinesa
Prevenção e Tratamento
A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema de saúde completo, que faz parte da filosofia e cultura milenares da China antiga. O homem é visto através de sua anatomia energética, cujos principais elementos são os meridianos ou canais de energia, que carregam a energia nutridora, a energia defensiva e conectam os órgãos e as diversas partes do corpo humano. Sobre os canais de energia estão localizados os pontos de acupuntura, que funcionam como vórtices de energia, e quando estimulados têm ação energética e fisiológica sobre o corpo humano. O conceito de saúde é definido como um Qi (Energia Vital) saudável. O Qi é produzido no nosso corpo a partir do Ar, Alimento e a Energia Ancestral, herdada de nossos pais e que carregamos conosco desde o nascimento. Qualquer desequilíbrio na geração ou no fluxo do Qi, como Excessos, Deficiências, e Estagnações, causados principalmente por nutrição inadequada, hábitos em desarmonia com a natureza e excessos emocionais, são a causa principal dos desequilíbrios ou doenças. A teoria dos Cinco Elementos classifica toda a atividade do universo em cinco diferentes energias:
- A Madeira, abundante na Primavera, ativa a expansão e o crescimento;
- O Fogo, abundante no Verão, concretiza o florescer e o auge da vida;
- A Terra, abundante entre as estações, proporciona nutrição e estabilidade;
- O Metal, abundante no Outono, favorece o recolhimento e a purificação;
- A Água, abundante no Inverno, armazena a força interna e potencialidade.
No ser humano, existem cinco principais órgãos internos que, além de suas funções já conhecidas pela biologia ocidental, comandam estas Cinco Energias no corpo humano:
- O Fígado abriga a energia da Madeira, é responsável pela criatividade, ação, planejamento, podendo causar ira e raiva. Controla o movimento, os músculos, os tensões, os olhos, as unhas. Está relacionado com a Vesícula Biliar
- Coração abriga a energia do Fogo, é responsável pela comunicação, consciência, alegria, podendo causar ansiedade e euforia. Controla o sangue, os vasos sanguíneos, a língua e a fala, a transpiração. Está relacionado com o Intestino Delgado.
- O Baço/Pâncreas abriga a energia da Terra, é responsável pelo raciocínio, memória, concentração, podendo gerar preocupação e ansiedade. Controla a digestão, a forma corporal, a boca. Está relacionado com o Estômago.
- O Pulmão abriga a energia do Metal, é responsável pelo justo julgamento, proteção, aprendizado, podendo gerar tristeza e pesar. Controla as vias respiratórias, a pele, os pêlos. Está relacionado com o Intestino Grosso.
- Os Rins abrigam a energia da Água, é responsável pela determinação, força de vontade e fé, podendo gerar medo e insegurança. Controla os líquidos, os ossos, os ouvidos. Está relacionado com a Bexiga.
A Medicina Tradicional Chinesa busca restabelecer e manter o equilíbrio da Energia – Qi através de técnicas como a Acupuntura, a Fitoterapia, a Tui Na (Massagem Chinesa) e o Qi Gong (Chi Kung) – Exercícios Energéticos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_video link=”https://youtu.be/nY8RxF1ogpE”][/vc_column][/vc_row]